terça-feira, 28 de agosto de 2007

Pobreza cinematográfica


Recentemente abateu sobre o mundo cinematográfico uma pesada nuvem de más notícias e maus presságios. Em um curto espaço de tempo o cinema perdeu dois de seus maiores gênios, o Italiano Michelangelo Antonioni e o Sueco Ingmar Bergman. Os mais pessimistas dizem que sem eles a sétima arte nunca mais será a mesma, integrantes da chamada geração Payssandú dão entrevistas, postam em seus blogs e fomentam acaloradas discussões sobre o futuro do cinema. No geral as expectativas por partes dos cinéfilos são ruins pois consideram que com a morte de ambos diretores, além da morte prematura de François Truffaut e mais tarde de Stanley Kubrick, o fim do cinema-autoral está próximo.


Essa visão pessimista acaba atingindo o alvo errado, já que os cineastas e roteiristas atuais são culpados pela falta de qualidade do cinema atual porém esses críticos do cinema contemporâneo se esquecem que filme hoje em dia virou produto de comércio. Empresas cinematográficas já possuem ações nas maiores bolsas de valores do mundo. O que gerou uma questão acima da qualidade da arte – o lucro. "Filmes cabeça", como alguns costumam chamar, não possuem uma grande aceitação por parte dos espectadores logo são postos de lado na avaliação de futuros projetos por parte dos estúdios. Houve uma troca de diálogos por ação, erotismo por tiros e talento por músculos.


Apesar dessa visão crítica antes exposta há muita gente fazendo cinema autoral e de qualidade, inclusive no Brasil como é o caso de Cláudio Assis (Amarelo Manga e Baixio das Bestas). Até dentro do mundo tão comercial de Hollywood surgem exceções que nos brindam com filmes de muita qualidade como Gus Van Sant, Lars Von Trier e David Lynch.


Não há um "desaprendizado" na maneira de fazer filmes mas sim uma nova geração que não sabe apreciar um bom filme,não possuem paciência para ler um livro ou escrever corretamente em seus e-mails e "scraps do orkut". A vida tornou-se tão corrida que os filmes que não acompanham esse ritmo são descartados. Infelizmente.

Nenhum comentário: